O Ponto de Fumaça das Gorduras


Esse termo “ponto de fumaça” pode nos parecer um pouco estranho, mas é um fato que muitas vezes podemos nos deparar na cozinha.
Ele se refere à temperatura em que uma determinada gordura ou óleo começa a soltar fumaça (e nesse caso, queimar o óleo). Você já deixou uma boca do seu fogão com um pouco de óleo e esqueceu ela ali? Logo depois estava saindo uma fumaceira? É disso que estamos falando.
E para isso um alerta. Principalmente os óleos de cozinha quando aquecidos a 315°C atingem um ponto chamado de “conflagração”. Nesse ponto eles podem ser incendiados por uma chama (você já viu aquele fogaréu na panela nos filmes? Não os flambados… os queimando mesmo). Quando atingem temperaturas de 371°C para cima grande parte deles atinge seu PONTO DE INCÊNDIO e irá criar chamas espontaneamente. Por isso cuidado com aquela panelinha em cima da fogão.
Não podemos falar sobre temperaturas exatas em que o ponto de fumaça acontece devido à grande variedade de refinamento, tipos de sementes de óleos vegetais e até mesmo o clima das regiões. Porém, podemos aproximar sim as temperaturas que devem ser evitadas para cada tipo deles.

TABELINHA RÁPIDA DE PONTOS DE FUMAÇA


ÓLEO DE SOJA E DE GIRASSOL: entre 227° e 232°

ÓLEO DE CANOLA: entre 224° e 230°
AZEITE DE OLIVA: entre 210° e 238°
ÓLEO DE MILHO: entre 204° e 213°
BANHA: entre 185° e 213°
MANTEIGA CLARIFICADA: entre 120° e 150°
MANTEIGA COMUM: entre 122° e 148°
Por essas diferenças pé que os óleos de cozinha mais comuns são utilizados para a fritura por imersão (como as batatas fritas e outros petisquinhos). Normalmente essas comidinhas são fritas entre temperaturas de 170° e 190°.
Dessa maneira você não pode fritar batatinhas na manteiga e esse é um dos motivos.
Já para refogados a manteiga é um ótimo ingrediente (a não ser que você tenha uma mão pesada no fogão).

Outra coisa importante é que as temperaturas que estão listadas ali em cima são consideradas para os óleos novos. A medida que vamos usando o óleo e ele solta um pouco de fumaça os pontos citados acima vão caindo. Ou seja, tente evitar ao máximo a reutilização de óleo para frituras, principalmente se for muito exposto ao calor ou ao ar.

Um litro de óleo de cozinha despejado na pia contamina 20.000 litros de água de rios, represas e lagoas.  Sem contar problemas de entupimento de canos.





   
  



Receita fácil e econômica de sabão caseiro.




Receita de sabão líquido








Conservação da gordura:



- Local seco e arejado
- Coberta
- Livre de resíduos, preferencialmente coada


Inimigos da gordura



- Sal
- Altas temperaturas
- Umidade
- Exposição ao ar
- Metais
- Resíduos


Indicadores da necessidade da troca da gordura:



- Baixo ponto de fumaça
- Presença de espuma
- Alteração de cor
- Alteração de sabor
- Alteração no odor
- Cocção lenta
- Escurecimento do alimento posto em contato com ela.




Comentários

Postagens mais visitadas